segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Criolipólise: não é milagre, é tecnologia.

A partir de estudos e observações de médicos cientistas da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, foi desenvolvida a criolipólise.


A palavra CRIOLIPÓLISE significa (do grego) kryos, (gelo), lipos (substância gorda), e lise (dissolução). Então, é um procedimento de dissolução da gordura através do frio.


Na prática, funciona da seguinte forma: os aplicadores são acoplados à pele e através de uma leve sucção. A partir deste momento, o controle de temperatura eletrônico do aparelho que utilizamos inicia o processo de congelamento de forma gradativa. A sensação de frio é localizada e o tratamento é não apresenta maiores desconfortos. Uma manta cobre a região para proteger a superfície da epiderme. Após o tratamento, a superfície da pele pode ficar avermelhada e, em alguns casos, podem surgir hematomas leves. No entanto, logo o paciente pode voltar às atividades cotidianas.


A exposição à baixa temperatura por um longo período ocasiona o congelamento da parede das células de gordura, que se rompe e assim é eliminada pelo sistema linfático. As células de gordura são bem mais sensíveis ao frio do que os tecidos vizinhos. Desta forma, o resfriamento intenso e controlado age danificando seletivamente (e somente) as células adiposas, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próximas. Uma das grandes vantagens da criolipólise é que ela é a única que destrói a célula de gordura permanentemente. O nome desse fenômeno é apoptose. Os outros procedimentos que existem até hoje agem na célula de gordura fazendo lipólise ou necrose, nesses casos a gordura tende a voltar. A outra vantagem é não ser invasivo. Não necessita de corte, anestesia e agulhas, por isso também é chamada de “lipo sem cirurgia”.


Embora seja não-invasiva e muito seguro, o procedimento é contraindicado em pessoas que fazem uso de anticoagulantes, que tenham lesão na pele no local onde será congelado, pacientes com urticária ou algum tipo de doença relacionada ao frio, grávidas, entre outros casos que devem ser analisados na avaliação prévia.


Quanto às indicações, não é um tratamento para quem está muito acima do peso ou para casos de obesidade. O tratamento é uma opção para homens e mulheres que tenham gordura localizada em algumas regiões corporais, o famoso “pneuzinho” e é eficaz no combate daquela gordura incapaz de ser eliminada só com dieta e exercícios físicos. Exemplos disso são a papada, os braços, os joelhos, e a parte interna das coxas.


Embora seus benefícios já possam ser notados após uma semana da realização do tratamento, o ideal é se programar antes, já que o resultado completo leva até 90 dias para aparecer. Para resultados mais efetivos, após o procedimento sugerimos uso de cinta modeladora, drenagem linfática, alimentação balanceada evitando frituras, doces e bebidas alcoólicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criolipólise: não é milagre, é tecnologia.

A partir de estudos e observações de médicos cientistas da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, foi desenvolvida a criolipólise. ...